Implementação

Já recebeu aconselhamento e pretende que as medidas recomendadas (ou pelo menos algumas) sejam implementadas? Existem vários passos a realizar antes de poder desfrutar de maior conforto e sustentabilidade na sua casa. A complexidade deste processo depende de cada medida. Nesta página, temos informações sobre as fases importantes para implementação do seu projeto de renovação.

No caso das medidas rápidas ou de substituição direta de equipamentos, a implementação será bastante mais simples. A maioria das medidas rápidas não requer instalação profissional, bastando uma visita rápida a uma loja de bricolage. Para equipamentos, normalmente, tem de analisar as opções existentes no mercado e selecionar a que mais se adequa à sua casa. Aqui, o sistema de rotulagem energética tem um papel importante ao fornecer informação e ajudar a escolher os equipamentos com consumos de energia e água mais eficientes. Decida-se por equipamentos de classe A ou superior, visto que o maior investimento no momento na compra é rapidamente compensado pela redução das faturas de energia nos anos seguintes. 

Para algumas medidas, como o isolamento do envolvente pelo exterior ou a instalação de fontes de energia renováveis, o processo pode ser um pouco mais complexo. No entanto, os ganhos em conforto e as poupanças energéticas, após a implementação, compensam o investimento e o tempo despendido. Nestes casos, terá de pedir orçamentos, preparar o seu imóvel para os trabalhos e poderá ter de solicitar uma licença. Caso prefira ter um profissional a controlar o seu projeto, particularmente em renovações mais profundas, existem vários ateliers de arquitetura e engenharia que o podem ajudar na:

  • Seleção dos empreiteiros certos;
  • Pedido de licenças;
  • Controlo de qualidade;
  • Apoio com financiamento e subvenções;
  • Planeamento e controlo orçamental.

Como posso solicitar uma licença?

Um bom profissional não só examina a viabilidade técnica das medidas, mas também o que é legal e financeiramente exequível. Poderá ter de solicitar uma licença para uma série de medidas, já que os trabalhos poderão causar mudanças visíveis no seu edifício (antigo). As renovações profundas normalmente passam por quatro fases: estudo prévio, projeto de licenciamento, protejo de construção e construção. Os seus planos têm mais probabilidades de êxito se considerar à partida as condicionantes da zona onde se encontra o seu edifício e os regulamentos aplicáveis (descritas no Plano Diretor Municipal e em Planos de Pormenor) e se envolver o município numa fase inicial. Por conseguinte, deve agendar uma consulta preliminar com o município e enviar antecipadamente o estudo prévio, para que os responsáveis saibam o que já foi considerado. O município irá ajudá-lo e também o poderá informar acerca dos requisitos adicionais para obter a licença. 

Como posso encontrar a empresa certa para a implementação?

Geralmente, deve começar por procurar uma empresa que possa implementar as medidas mais complexas por si. É aconselhável pedir orçamentos a várias empresas. Neste site, na secção de Aconselhamento, encontrará alguma informação sobre empresas certificadas, não devendo se devendo esquecer que podem existir outras empresas locais com a competência adequada para trabalhos de reabilitação de edifícios. 

Para efetuar o orçamento, o empreiteiro irá visitá-lo para realizar uma avaliação. Existe muita informação que pode ser útil para o empreiteiro, como uma visão geral das medidas que foram implementadas no passado e possíveis áreas de foco, como problemas de humidade, infiltrações ou desconforto térmico.

Conhecimentos especializados para edifícios antigos com valor histórico.

Nem todas as empresas são adequadas para edifícios antigos e de paisagem urbana protegida. Existe por vezes alguma falta de conhecimento sobre como lidar com as características arquitetónicas do edifício. Procure empresas com experiência neste tipo de edifícios ou procure recomendações nas ligações listadas na seção de Aconselhamento desta plataforma. Alguns trabalhos em edifícios antigos exigem conhecimento especializado em artes tradicionais, como a carpintaria artística e o restauro de pedra e azulejos, cuja revitalização está a ser dinamizada pela renovação dos centros históricos.

A que devo prestar especial atenção ao avaliar um orçamento?

Por vezes é difícil determinar qual a empresa que melhor se adapta às suas necessidades com base apenas no orçamento. Poderá ser útil pedir à empresa referências de outros projetos semelhantes que tenham levado a cabo. 

Nem todos os orçamentos são iguais, pelo que pode ser difícil compará-los corretamente. Em qualquer caso, um orçamento deve sempre incluir: 

  • O que está incluído no preço e quais são os potenciais custos adicionais? Evite surpresas com faturas muito mais altas do que esperado. Deve estabelecer acordos acerca de potenciais incertezas e erros de orçamento.
  • Deve existir um plano claro do que vai acontecer, desde o início das obras até à sua finalização. Pense também nos documentos que tem de preparar no âmbito da licença e informe-se acerca do correto encaminhamento de resíduos. 
  • Preste especial atenção à certificação e/ou à marca de qualidade da empresa e dos produtos. Por exemplo, as empresas de substituição de janelas podem ser afiliadas à ANFAJE e os produtos devem estar certificados no âmbito da certificação Classe+. 
  • Solicite informações sobre o serviço e as garantias que receberá após a entrega. Por exemplo, no caso de sistemas fotovoltaicos deve exigir garantias prolongadas nos componentes, por exemplo de 15 anos para os painéis e 10 anos para o inversor, e deve negociar um plano de manutenção com o instalador.
  • O que pode esperar em termos de resultados? Estabeleça acordos claros em termos de desempenho. Por exemplo, que valor de isolamento é esperado após o projeto. Ou qual a potência que devem ter os painéis solares? E que garantias tem de que este desempenho será realmente alcançado? 
  • Alguns apoios e empréstimos que podem ser solicitados, antes ou depois da implementação, têm de incluir o orçamento que recebeu da empresa. Confirme sempre antecipadamente que todas as informações solicitadas pela entidade que atribui o apoio estão claramente indicadas no orçamento. 
  • Pontos de atenção para edifícios em zonas protegidas? Certificação energética? A que devo prestar atenção na implementação?  Como posso preparar a minha propriedade para a implementação? Todas estas informações devem constar na proposta e no orçamento da empresa.
  • Confirme sempre quais são os locais do seu edifício em que o empreiteiro deve estar e assegure-se de que estes locais são facilmente acessíveis. Proteja o seu interior e quaisquer outras partes vulneráveis, cobrindo-as ou movendo-as temporariamente para outro local. 
  • Os empreiteiros trabalham frequentemente com subempreiteiros. Isto não é um problema, mas deve certificar-se de que é claro para si quem é o seu ponto de contacto e quem é o responsável final por todo o trabalho a ser realizado e por quaisquer garantias sobre os produtos. 
  • A que devo prestar atenção quando o trabalho é entregue? 
  • Percorra o edifício em conjunto com o empreiteiro e reveja todos os trabalhos realizados, tal como acordado no orçamento. Foi tudo entregue como inicialmente acordado? 
  • Peça sempre uma explicação sobre as novas instalações. Sabe como utilizá-las e mantê-las? 
  • Informe-se acerca da forma como a sua propriedade é ventilada após as medidas de isolamento. 
  • Ainda existem trabalhos que não foram terminados? Então deve estabelecer acordos claros sobre quando serão concluídos.
 

Como posso monitorizar os resultados?

Ao determinar os requisitos de desempenho, também irá estabelecer a forma como estes serão monitorizados. Com algumas medidas, como os painéis solares, a informação sobre a produção de energia pode muitas vezes ser lida através de um painel de instrumentos, mas isto é mais difícil quando se trata, por exemplo, do isolamento da envolvente. Neste caso, a melhor forma de monitorizar o resultado é verificar conscientemente o aumento do conforto térmico e a redução do ruído a sua casa, podendo também controlar as faturas de energia e calcular a redução nos custos. Tenha em atenção que, se tiver adotado várias medidas em simultâneo, os resultados podem nem sempre ter um efeito claro e imediato em todas as suas componentes.