Lançamento do Menu Verde internacional

No contexto de um projeto pan-europeu sobre património sustentável, especialistas em reabilitação de edifícios e eficiência energética de Portugal, Eslovénia e Holanda, apoiados pelo EIT Climate-KIC, juntaram forças para ajudar a tornar o complexo processo de renovação de edifícios residenciais mais fácil, atraente e escalável. Nesta plataforma online abrangente – até recentemente apenas disponível na Holanda – os utilizadores podem encontrar toda a informação relevante sobre como tornar as suas casas mais sustentáveis, incluindo soluções técnicas, mecanismos financeiros e regulamentos. Adicionalmente, o visitante da plataforma pode usar ferramentas de cálculo simples e encontrar outras dicas relevantes.

A melhoria da eficiência energética nos edifícios é vital para os esforços globais para mitigar as alterações climáticas e manter o aumento de temperatura abaixo de 1,5 °C. A crise pandémica do Covid-19 mostrou, adicionalmente, a importância de se investir na resiliência dos sistemas socioeconómicos e em estilos de vida saudáveis. Esta mudança é particularmente importante para o ambiente construído onde vivemos, trabalhamos e nos divertimos. A renovação de edifícios é, como tal, uma medida essencial identificada pela Comissão Europeia no Pacto Ecológico Europeu, sendo uma iniciativa chave para atingir as metas de energia e clima europeias e globais.

O Menu de Renovação Verde tem o objetivo de auxiliar os proprietários a tornar a sua habitação mais sustentável, em particular os que são mais vulneráveis e os que vivem em edifícios mais antigos. Os edifícios antigos (contruídos antes de 1945) representam entre 10% e 30% do parque edificado, dependendo do país. A sua reabilitação é particularmente complexa, exigindo que várias alavancas de mudança estejam todas em harmonia. Para os cidadãos, tipicamente, é difícil encontrar informação específica para o seu caso ou esta informação encontra-se dispersa por várias entidades. Neste contexto, o Menu de Renovação Verde combina toda a informação, sobre medidas sustentáveis, instrumentos financeiros e regulamentação, numa só plataforma gratuita e acessível. 

Sobre a colaboração

O trabalho do CENSE, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Portugal), do E-Zavod, Institute for Comprehensive Development Solutions (Eslovénia), e do De Groene Grachten (Países Baixos) manifesta-se em três locais europeus com contextos e necessidades diferentes. No entanto, os parceiros encontram-se unidos na sua ambição de reunir conhecimento para apoiar a renovação sustentável do ambiente construído e, em particular, das zonas históricas. O projeto recebeu financiamento do EIT Climate-KIC no verão de 2020, sendo selecionado num concurso europeu extraordinário para Projetos de Regeneração Pós-Covid-19.

Sobre o menu de Renovação Verde

A plataforma “Green Menu” foi desenvolvida pelo De Groene Grachten em 2014 e funciona como uma plataforma conhecimento, a nível nacional, para inspirar e ativar proprietários a renovar os seus edifícios de forma sustentável, com um foco específico em edifícios antigos. Os Menus de Renovação Verde para casas centenárias, quintas, moinhos, igrejas e fortes foram bem-sucedidos na Holanda. Com este projeto, a abordagem e a plataforma foram expandidas e adaptadas ao contexto português e esloveno. Estas novas plataformas serão lançadas online no dia 10 de dezembro. O próximo objetivo é expandir a plataforma a outros países europeus.

Nos Menus de Renovação Verde para Portugal e Eslovénia, investigámos as medidas técnicas mais apropriadas para edifícios residenciais portugueses e eslovenos. Os utilizadores podem encontrar mais de 100 medidas, desde dicas rápidas até intervenções complexas. Para além das medidas, oferecemos informação sobre regulamentos e sobre mecanismos de apoio e financiamento. Tudo isto é apresentado de uma forma apelativa, com um modelo 3D interativo para o edifício. No caso português, a tipologia de edifício selecionada para este projeto representa uma casa tradicional de Lisboa. Concluindo, esta plataforma é um bom ponto de partida para uma casa mais sustentável!

Publicado em
10 dezembro 2020

Todos as notícias

Outras notícias